Mourão reage a Leonardo Di Caprio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O vice-presidente da República e responsável pelo Conselho Nacional da Amazônia, Hamilton Mourão, disse hoje que o ator Leonardo DiCaprio deveria andar pela selva da Amazônia para conhecer melhor a região. A provocação ocorreu após novas críticas do norte-americano à atuação do governo brasileiro contra queimadas e desmatamento, no último final de semana.

“A Amazônia não é uma coisa única, existem 22 tipos de floresta diferente. Muito menos é uma planície. Eu gostaria de convidar o nosso mais recente crítico, o nosso ator Leonardo DiCaprio, para ir comigo aqui a São Gabriel da Cachoeira. Nós fazemos uma marcha de 8 horas pela selva entre o aeroporto de São Gabriel e a estrada de Cucuí, e ele vai aprender em cada socavão que tiver que passar que a Amazônia não é uma planície e entenderá melhor como funcionam as coisas nesta imensa região”, cutucou Mourão, em um seminário sobre a Amazônia promovido por entidades empresariais, em Brasília.

No debate, Mourão admitiu a necessidade de combater ilícitos na Amazônia, mas argumentou que há “desinformação” sobre a realidade da região.

Em postagem nas redes sociais, DiCaprio compartilhou uma reportagem do jornal inglês “The Gardian” que tratava do aumento de queimadas e desmatamento na floresta.

View this post on Instagram

From The @Guardian: The number of fires burning in Brazil's Amazon in July was up 28% on the same month last year, according to data from Brazil's space research agency INPE. Early numbers for August also show a 7% increase. Brazil's president, Jair Bolsonaro, is under pressure internationally to curb the fires, but he has publicly doubted the severity of them in the past claiming opponents and indigenous communities were responsible. Last year's Amazon wildfires were devastating enough, but with the weather being drier this year so far, as well as the Coronavirus pandemic which has killed more than 99,000 Brazilians, there is growing concern that the ongoing deforestation isn't getting enough attention. . . . . . . #Brazil #Amazon #Rainforest #Wildfires #Deforestation

A post shared by Leonardo DiCaprio (@leonardodicaprio) on

“O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está sob pressão internacional para conter os incêndios, mas ele duvidou publicamente da gravidade deles no passado, alegando que oponentes e comunidades indígenas foram os responsáveis”, escreveu o ator.

“Os incêndios florestais na Amazônia no ano passado foram devastadores o suficiente, mas com o clima mais seco este ano, assim como a pandemia do coronavírus que matou mais de 99 mil brasileiros, há uma preocupação crescente de que o desmatamento em andamento não esteja recebendo atenção suficiente”, completou.

No ano passado, DiCaprio, que atua junto a entidades filantrópicas de defesa do Meio Ambiente, já havia criticado a condução do governo brasileiro na Amazônia.

Valor Econômico