Mourão recomendará votos em candidatos de extrema-direita

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Romério Cunha / VPR

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro mantém a promessa de não se engajar no primeiro turno das eleições municipais, o vice Hamilton Mourão se prepara para arregaçar as mangas e se tornar cabo eleitoral do PRTB. Os apelos pela adesão de Bolsonaro ao pleito se fortaleceram nos últimos dias, vindo tanto de candidatos a prefeito quanto de partidos aliados. O presidente alcançou a melhor avaliação desde o início do mandato, de acordo com a última pesquisa Datafolha, e pré-candidatos conservadores pelo país cobiçam tê-lo no material de campanha.

Sem acesso ao fundo partidário por não ter atingido a cláusula de desempenho e sem representantes no Congresso Nacional, o nanico PRTB tem uma vantagem em relação às demais siglas aliadas do presidente: é o partido do vice-presidente Mourão, e não quer perder a oportunidade de usar a figura do vice na propaganda partidária. O partido planeja uma maratona de eventos com o seu quadro mais importante para arrebatar o eleitorado órfão do encalhado Aliança pelo Brasil.

Levy Fidelix, o cacique da legenda, definiu uma agenda de Mourão como garoto-propaganda em setembro. Em 5 e 6 de setembro, o vice-presidente deve doar seu tempo para tirar fotos e gravar vídeos para as campanhas de candidatos a prefeituras de 18 capitais. Nos dias 19 e 20, o plano é que o general faça outra rodada para postulantes de outras 50 cidades menores.

Mourão deve ter uma série de compromissos de campanha assim que o período eleitoral começar, em 27 de setembro, sempre nos fins de semana e feriado — para que a agenda paralela não interfira na sua atuação como vice-presidente, afirma Fidelix. Procurado pelo GLOBO para comentar a agenda eleitoral com o PRTB, o vice-presidente não retornou.

Para fisgar o voto bolsonarista, a sigla também deve lançar nomes próximos à família Bolsonaro — inclusive com acusações de disseminar notícias falsas. Um desses pré-candidatos é Paulo Eduardo Lopes, o Paulo Chuchu. Ex-policial militar, ele trabalhou no gabinete de Eduardo Bolsonaro até junho e teve seis páginas derrubadas pelo Facebook em julho por publicarem notícias falsas e ataques a adversários de Bolsonaro.

Paulo Chuchu vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ele tem usado a identificação do município com o ex-presidente Lula para promover sua candidatura nas redes sociais, prometendo “provar que isso aqui não é a terra do PT”.

Fidelix afirma que Eduardo Bolsonaro deu sinal verde para seus contatos usarem sua sigla como abrigo bolsonarista no pleito nas eleições municipais.

— O Eduardo autorizou várias pessoas ligadas a ele para fazerem o contato conosco. Com o Jair ainda não tive oportunidade de conversar — diz o presidente do PRTB.

Edson Salomão, líder do Movimento Conservador e próximo a Eduardo Bolsonaro, Bruno Zambelli, irmão da deputada federal Carla Zambelli, e Eduardo Platon, do Movimento Avança Brasil, são pré-candidatos a vereador em São Paulo. Felipe Lintz, apresentador do canal bolsonarista Jacaré de Tanga e apelidado de “Bolsonaro mogiano”, deve concorrer à Prefeitura de Mogi das Cruzes. Ex-secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do governo Bolsonaro, Camilo Calandreli tentará um cargo na Câmara de Ribeirão Preto.

O Globo