Pandemia faz pessoas reformarem casas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

Barulho de furadeira. Eco do martelo. Aquele zunido durante o corte da cerâmica. Comentários sobre o barulho e efeitos diversos da reforma do vizinho –e às vezes da própria casa– são temas recorrentes na pandemia.

A demanda por pequenas reformas e reparos ganhou força durante o isolamento social e chegou até a contribuir para movimentar a economia e ajudar marginalmente a segurar parte das perdas do setor de construção civil.

O movimento foi no estilo obra formiguinha, jargão do setor para definir pequenos reparos por conta própria ou com a contratação de pequenas empreiteiras e profissionais autônomos.

O ICVA, indicador de varejo da Cielo, dá uma ideia do impulso setor: só na semana de 19 a 25 de julho, o faturamento do setor de materiais de construção subiu 33,1% —o único entre os segmentos de bens duráveis a ter alta no período.

No varejo total medido pelo índice no acumulado de 1º de março a 25 de julho, o faturamento de materiais de construção também foi o segundo que mais cresceu, com aumento de 5,5%. Perdeu apenas para o setor de super e hipermercados, que cresceu 16,1%.

Redação com Folha