Preço da vacina russa não está definido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O acordo entre os governos do Paraná e da Rússia será firmado nesta quarta-feira (12), mas o documento ainda não tratará dos termos financeiros da parceria.

O valor de cada dose da vacina, por exemplo, só será estimado após a Anvisa definir o protocolo que será seguido no Brasil. Segundo envolvidos na tratativa, somente a partir desse momento é que os institutos, tanto da Rússia quanto do Paraná, o Tecpar, terão ideia de volume e valores envolvidos na operação.

Integrantes do governo paranaense que atuam na negociação relataram à coluna que o custo de cada dose da vacina na Rússia é de US$ 1,50 (R$ 8,11 na cotação atual) e que será necessária a aplicação de duas doses para imunizar as pessoas contra a covid-19. O valor que a vacina terá no Brasil certamente será mais alto, pois deve incluir ainda taxas de importação, entre outros fatores ainda não negociados.

O que se sabe até o momento é que o acordo prevê transferência de tecnologia e, com isso, o Tecpar deve ser polo de produção e distribuição da vacina.

Os estudos sobre o remédio russo ainda geram dúvidas na comunidade científica internacional, por não ter sido submetido a análises de especialistas independentes. A vacina foi aprovada menos de dois meses após testes em humanos.

O Globo