Prefeitos reagem a lista acusatória de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reagiu nesta terça-feira ao documento distribuído pelo Palácio do Planalto que relaciona gestores ao número de mortes pela Covid-19 em estados e municípios. Para a frente, o governo tem o objetivo de “apontar culpados”, apesar de ter “se esquivado de responsabilidades” e “atrapalhado” políticas adotadas para salvar vidas.

O documento do governo, que traz o nome de adversários políticos do presidente Jair Bolsonaro, foi distribuído a parlamentares pelo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

“A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se manifesta, mais uma vez, lamentando a postura do Governo Federal de promover o confronto com prefeitos e governadores, ou seja, um confronto federativo. O documento preparado pelo Palácio do Planalto e enviado a parlamentares, com nomes de governantes de cidades que mais têm casos de COVID-19 tem o objetivo de imputar responsabilidades, evidenciando o ânimo de apontar culpados”, diz a entidade.

O documento do Planalto destaca os cinco estados que mais registraram casos e mortes pela doença no sábado, quando o país ultrapassou a marca de 100 mil óbitos. O primeiro lugar é ocupado por São Paulo, com 13.352 novos casos, identificado com o nome do governador João Doria (PSDB).

Na nota de repúdio, os prefeitos acrescentam que, desde o início da pandemia, quando os casos se concentravam em poucos municípios, “o governo federal tem se esquivado das responsabilidades”.

“No entanto, prefeitas e prefeitos têm atuado de forma a promover o cuidado com a saúde dos cidadãos. Têm também solicitado apoio da União para distribuição de medicamentos e equipamentos. Além disso, têm buscado iniciativas coordenadas como a construção de um protocolo de gestão das medidas de isolamento social, pleito nunca atendido”.

Por fim, os prefeitos lamentam a postura do governo por não promover “a harmonia federativa”.

“(O governo) atrapalha medidas implementadas por prefeitos e governadores para salvar vidas. As experiências internacionais comprovam que as ações coordenadas são as mais eficazes para enfrentar a Covid-19, como vimos em reuniões com governantes locais de 18 países, promovidas pela FNP”.

O Globo