Universidade americana confirma caso de reinfecção por covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: GETTY IMAGES

Pesquisadores dos Estados Unidos notificaram o primeiro caso de reinfecção de Covid-19 no país. O paciente é um homem de 25 anos, morador do estado de Nevada. Ele apresentou novos sintomas 48 dias após o primeiro diagnóstico, evoluindo para um quadro mais grave da doença.

O primeiro resultado positivo para o novo coronavírus foi em 18 de abril, quando o paciente relatou dor de garganta, náusea, dor de cabeça e diarreia. Dez dias depois, os sintomas desapareceram e ele fez dois testes que apresentaram resultado negativo em 9 de maio.

A segunda onda de sintomas surgiu algumas semanas depois, em 31 de maio, quando ele voltou a ter febre, dor de cabeça, tontura, tosse, náusea e diarreia. O quadro se agravou e, cinco dias mais tarde, ele precisou ser hospitalizado ao apresentar insuficiência respiratória. Novos testes indicaram novamente a presença do vírus Sars-CoV-2.

De acordo com o estudo publicado na última quinta-feira (27/9) no formato de pré-print (quando ainda precisa passar por revisão de outros especialistas), os pesquisadores da Universidade de Nevada, do Instituto de Medicina Personalizada e do Laboratório de Saúde Pública do estado fizeram o sequenciamento genético de amostras de vírus encontrados no paciente.

O exame comprovou que o rapaz foi infectado com duas variedades diferentes do vírus.

Apesar de raro, o caso demonstra que a exposição inicial à Covid-19 pode não resultar em imunidade total para todas as variações do vírus. Em comunicado à imprensa, Mark Pandori, diretor do Laboratório de Saúde Pública do estado de Nevada, ressaltou que, “se a reinfecção for possível em um prazo tão curto, pode haver implicações para a eficácia das vacinas desenvolvidas para combater a doença. Também pode ter implicações para a imunidade do rebanho”.

Na última semana, pesquisadores de Hong Kong confirmaram o primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus no mundo, em um paciente de 33 anos. Em seguida, autoridades da Bélgica e da Holanda relataram o mesmo com dois pacientes, um em cada país.

Metrópoles