A desinteligência entre Ciro e Fernando Holiday

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP PHOTO/MAURO PIMENTEL

A já antiga desavença entre o ex-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) e o pré-candidato a vereador por São Paulo, Fernando Holiday (Patriota – SP), ganhou mais um capítulo nesta semana.

Após Ciro entrar na Justiça por danos morais por ter sido chamado de ‘coronel’ em um vídeo de Holiday, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) divulgou um vídeo em suas redes sociais sendo notificado por um oficial de Justiça e afirmando que não usou o termo coronel por conta da origem nordestina de Ciro.

— É evidente que quando eu me refiro a Ciro Gomes como coronel não é por conta de suas origens nordestinas, não é porque ele é do Ceará, não é por conta do contexto social no qual ele se encontra. O termo coronel é porque ele é um sujeito autoritário, ele está acostumado com uma política autoritária—, justificou Holiday.

 

O desentendimento entre os dois começou em 2018, quando durante uma entrevista à rádio Jovem Pan Ciro Gomes chamou Holiday de ‘capitãozinho do mato’.

— Esse Fernando Holiday é o capitãozinho do mato. A pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar. Esse era o capitão do mato no passado —, disse o ex-governador do Ceará.

Por conta da declaração, o primeiro a partir para a alçada judicial foi o vereador. Em fevereiro de 2019, o ex-candidato à presidência, foi condenado a pagar R$ 38 mil por danos morais ao integrante do MBL.

À época, Ciro chegou a explicar sua declaração alegando que os capitães do mato eram negros contratados pelos senhores de escravos para perseguir escravos.

— Esse rapaz faz apologia do fim das cotas em um país em que a população negra é a primeira vitima da violência, a primeira vítima da exclusão do ensino de qualidade. Portanto, capitão do mato é uma metáfora segura que eu tenho de que ele faz esse papel em pleno século 21 — falou.

No início deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que um carro de luxo do ex-ministro seja penhorado para quitar a indenização. O novo processo movido por Ciro foi motivado por um vídeo publicado por Holiday comentando o caso, com o título ‘Hilux penhorada: e agora Ciro Gomes?’.

O Globo