Bolsonaro já é o ator mais presente na campanha do Rio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS

Para quem estava dando sinais de que não se envolveria na campanha municipal no Rio, o presidente Jair Bolsonaro já se tornou a figura mais presente. E tema de troca de deselegâncias entre o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e Luís Lima (PSL). O prefeito, como confirmou O GLOBO, deu autorização para que Crivella use sua imagens na campanha. Luiz Lima fará o mesmo.

Numa eleição em que estão em jogo o debate de estratégias para tirar o Rio do atoleiro é para sobreviver à imprevisibilidade da pandemia, dois candidatos já se posicionam ao lado de Bolsonaro. Força política ativa que traz consigo seguidores fiéis.

O caminho do Centro, numa campanha abarrotada de candidatos, tem por ora Eduardo Paes (DEM), Clarissa (PROS) e a ex-juiza Glória Heloisa (PSC) que perde viço com o afastamento do governador. Paes tem sido claro em dizer que não se interessa em nacionalizar a campanha, tampouco trazer o exército virtual do presidente contra si.

A esquerda, que não foge à tradição, segue fragmentada.

A presença consentida por Bolsonaro nos temas e imagens de duas candidaturas, lembrando que Crivella concorre enquanto espera decisão de recurso no Tribunal Superior Eleitoral, pode, sim, repetir uma polarização em torno do chamado “mito”.

Mas também pode se tornar disputa fraticida.

O Rio tem questões urgentes, que deveriam caber no curto espaço da campanha. Um replay de 2018, quando a nacionalização se tornou evidente, tende a sepultar os temas que definirão o futuro da cidade. O debate em torno destes temas se dará em torno de programas, não de padrinhos.

O Globo