Bolsonaro vai ao Nordeste pela 6a vez em 2 meses

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou ontem pela sexta vez em menos de dois meses na região Nordeste, onde tenta consolidar a sua popularidade. Em clima de campanha, foi recebido aos gritos de “mito”, provocou aglomerações e parou em um bar para jogar sinuca. Na Paraíba, foi aclamado, curiosamente, por um bordão utilizado por apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Bolsonaro, guerreiro, do povo brasileiro”.

Desde que anunciou estar curado da covid-19, no fim de julho, Bolsonaro decidiu ampliar viagens pelo país, apesar das recomendações médicas de isolamento social para diminuir a transmissão da doença que já matou 135 mil pessoas no país. Neste período, o presidente passou por oito Estados do Norte e Nordeste, em seis viagens.

A percepção de que os roteiros nas regiões em que o PT o derrotou na eleição poderiam aproximá-lo da população veio em junho, após uma viagem ao Ceará. Empolgado com a forma como foi recebido, o presidente confessou a um auxiliar, segundo apurou o Valor, que fora convencido ali de que precisava estar mais próximo do povo. A partir disso, o presidente determinou a organização de viagens, preferencialmente com inauguração de obras ou projetos. O plano teve de ser adiado em quase um mês, no entanto, com o diagnóstico de covid-19, que o obrigou a fazer 20 dias de isolamento. Mas bastou a comprovação de que estava curado para que retomasse a ponte aérea.

No roteiro de ontem, o presidente desembarcou em Juazeiro do Norte, no Ceará, e seguiu para Coremas, na Paraíba, onde inaugurou uma usina de energia fotovoltaica. No evento, voltou a falar sobre o atentado que sofreu nas eleições, admitiu que “jamais esperava ser chefe da Nação” e disse à plateia que o principal objetivo da viagem era “ver vocês”.

Bolsonaro também garantiu que em seu governo não haverá “taxação do sol”, em referência às discussões sobre tributação da energia solar, e voltou a reclamar das críticas de estrangeiros à condução do governo sobre a preservação do meio ambiente. “O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente e que mais sofre ataques vindos de fora”, alegou.

Bolsonaro ainda escalou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado, para cantar ao lado de um trio de músicos nordestinos e discursar.

“Quero falar aqui como nordestino, representante de um povo que toda vida foi utilizado como massa de manobra por políticos do PT. E agora está provado que o povo não quer saber de PT, quer saber de governo, que é o que nós temos”, bradou Machado.

Hoje, o presidente desembarca em Mato Grosso, onde tem agendas em Sinop, para inaugurar uma usina de etanol de milho, e em Sorriso, onde entregará títulos de propriedade rural a agricultores e dará início a obras em um aeroporto. O roteiro também faz parte da agenda que Bolsonaro decidiu assumir nas últimas semanas. Além do Norte e Nordeste, o presidente tem participado com mais frequência de cerimônias envolvendo obras e inaugurações no Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Valor Econômico