Crivella terá oficial da PM como vice

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Reprodução

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, escolheu como vice em sua chapa à reeleição a tenente-coronel Andréa Firmo, primeira mulher do Exército a comandar uma base militar em missão da Organização das Nações Unidas (ONU), na África. Firmo foi observadora militar no Referendo do Saara Ocidental, entre abril de 2018 e abril de 2019.

O anúncio da vice deve ser feito ainda nesta segunda-feira. Por ser militar da ativa, a tenente-coronel pode se filiar ao Republicanos, partido do prefeito, até quarta-feira para poder participar das eleições municipais, de acordo com as regras da Justiça Eleitoral.

Crivella, que montou uma aliança com outros sete partidos – Patriota, Progressistas (PP), Solidariedade, PMN, PTC, Podemos e PRTB -, queria um vice indicado pelo PSL. A legenda, no entanto, resolveu lançar neste sábado uma candidatura própria à prefeitura, encabeçada pelo deputado federal Luiz Lima. Pesaram na decisão do PSL, além de divisões internas no partido, o fato de Crivella ter sido alvo de operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio (MP-RJ), na semana passada, por um suposto esquema de corrupção na Prefeitura, chamado “QG da Propina”.

O plano original de Crivella era ter uma mulher e militar como sua vice. O nome seria indicado pela “ala bolsonarista” do PSL, formada por parlamentares alinhados ao presidente Jair Bolsonaro. Recentemente, o presidente acenou com a possibilidade de voltar à antiga legenda, o que levou à retomada do diálogo entre bolsonaristas e a chamada “ala bivarista”, rompidos desde o fim de 2019. Com a mudança de planos no PSL, no entanto, Crivella resolveu lançar uma vice por seu próprio partido, o Republicanos.

Nascida no bairro do Jabour, na Zona Oeste do Rio, a tenente-coronel Andréa Firmo já foi professora na rede municipal antes de seguir carreira no Exército. Além do perfil militar, o nome da tenente-coronel agradou aliados de Crivella por ela ser “100% católica”, o que é visto como um ponto favorável a diversificar o eleitorado do prefeito, mais concentrado entre os evangélicos. Nos últimos meses, Firmo já havia participado de alguns eventos da prefeitura, incluindo uma cerimônia, em julho, na qual a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Crivella assinaram um termo de cessão de armas para a Guarda Municipal.

Em 2014, quando concorreu ao governo do estado, Crivella também teve um miitar como vice – o general José Alberto da Costa Abreu, falecido em junho deste ano. Já na eleição à prefeitura, em 2016, Crivella lançou como vice o engenheiro Fernando Mac Dowell, que morreu em janeiro de 2018.

O Globo