Damares demite secretária para se livrar de acusação de assédio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William | Agência O Globo

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vai demitir a secretária nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da pasta, Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, conhecida como Sandra Terena. Sandra é mulher do blogueiro Oswaldo Eustáquio, que já foi alvo de buscas e prisão na investigação sobre financiamento de atos antidemocráticos. A demissão deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial, segundo integrantes da pasta.

A decisão aconteceu após O GLOBO revelar um relatório da Polícia Federal que cita Sandra, e outros nomes que já trabalharam no ministério de Damares, como a ativista de extrema direita Sara Giromini, exonerada no ano passado, e Renan Sena, que trabalhou em uma empresa terceirizada da pasta. Sara e Renan aparecem entre os supostos promotores de atos antidemocráticos.

A delegada Denisse Ribeiro Dias, responsável pelo inquérito, destacou a necessidade de aprofundar a investigação sobre “a natureza e a origem desses vínculos” entre essas pessoas e os agentes públicos que atuam no ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos. A PF busca esclarecer se essas contratações podem ser uma forma de distribuir recursos públicos para propagadores e operadores dos atos antidemocráticos.

O Globo