Dinheiro público azeita crescimento do SBT

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Apuy/Getty Images

A Copa Libertadores da América saiu das mãos da Globo após várias décadas. O SBT assinou o contrato de direitos de transmissão de TV aberta para o torneio com a Conmebol nesta quinta-feira, 10, e interrompeu o monopólio da emissora carioca. A competição volta a ser disputada na semana que vem, após seis meses de paralisação em razão da pandemia do coronavírus.

A negociação foi confirmada por PLACAR nesta manhã e, horas depois, o SBT oficializou o acordo em comunicado no qual ressaltou que “a venda destes direitos foi realizada depois que o Grupo Globo rescindiu o contrato de direitos, cuja vigência ia até 2022″.

Os primeiros jogos a serem exibidos no canal de Silvio Santos já foram escolhidos. Na próxima quarta-feira, 16, o Palmeiras visita o Bolívar pela terceira rodada do grupo B da Libertadores e a partida será transmitida para o SBT em todo o Brasil. A exceção é o estádio do Rio Grande do Sul, que irá assistir ao duelo entre Universidad Católica e Grêmio.

O acordo com a Conmebol foi bastante comemorado pelo SBT e visto como uma grande vitória sobre a principal concorrente. A Globo detinha um acerto até 2022 ao custo de 60 milhões de dólares por ano para poder exibir as partidas tanto na TV aberta, quanto no SporTV, o canal esportivo por assinatura do grupo. No entanto, a alta do dólar e a crise financeira causada pela pandemia fez a emissora carioca tentar uma renegociação, sem sucesso.

Para se defender na disputa pela audiência, principalmente em São Paulo, a Globo solicitou mudanças na tabela do Brasileirão e “escalou” os jogos do Corinthians,, já eliminado da Libertadores, para o horário nobre do meio de semana, o da quarta-feira às 21h30.

Já a volta da Libertadores poderá ser assistida no Brasil pelo SBT, pela Fox Sports (na TV fechada) e pelo Facebook (via streaming).

Veja