Estudo diz que alguns podem permanecer contagiosos por 30 dias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: GETTYIMAGES

Um estudo do Centro de Triagem e Diagnóstico (CTD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que algumas pessoas com a Covid-19 podem permanecer contagiosos por mais de 30 dias. Isso significa até duas semanas a mais do que o tempo estabelecido por autoridades de saúde para liberar pacientes do isolamento.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo jornal O Globo, até 20% dos pacientes continuam com o vírus ativo no organismo por mais de um mês depois do aparecimento dos primeiros sintomas. Enquanto isso, 60% deles ficam por apenas 14 dias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde estabeleceram 14 dias como a média do período de contágio da Covid-19.

Os pesquisadores do Rio de Janeiro observaram que alguns assintomáticos permanecem positivo por um longo período de tempo. Eles sustentam que três semanas é o tempo ideal para liberar uma pessoa do isolamento social, uma vez que a carga viral permanece elevada por cerca de 14 a 21 dias, com alto risco de contaminação.

Os mesmos pesquisadores identificaram uma paciente brasileira que permaneceu contagiosa por cinco meses. Eles constataram que se tratava da mesma infecção. O caso foi o mais duradouro documentado até o momento.

Metrópoles