Ex-assessora acusa Trump fraudar discurso sobre pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução / YouTube Republican Voters Against Trump

Uma ex-assessora da Casa Branca que ajudou a coordenar as ações do governo Trump contra a pandemia do novo coronavírus criticou duramente o presidente dos EUA em um vídeo divulgado nesta quinta-feira e disse que planejava votar no democrata Joe Biden. Olivia Troye, que era assessora do vice-presidente em segurança interna, foi uma das principais funcionárias da força-tarefa liderada por Mike Pence contra a pandemia.

Republicana de longa data, Troye, que deixou a Casa Branca em julho, afirmou em um vídeo divulgado pelo grupo Republican Voters Against Trump (Eleitores Republicanos Contra Trump, em tradução livre) que o governo sabia em meados de fevereiro que a Covid-19 se tornaria uma grande pandemia nos Estados Unidos.

— Mas o presidente não quis ouvir isso, porque sua maior preocupação era que estávamos em um ano eleitoral e como isso afetaria o que ele considerava seu histórico de sucesso — disse ela.

Troye disse que foi chocante ver Trump, que minimizou o vírus em seus estágios iniciais, referindo-se a ele como uma farsa e dizendo que tudo ficaria bem.

— A verdade é que ele realmente não se importa com ninguém além de si mesmo — disse ela no vídeo. — Se o presidente tivesse levado o vírus a sério… ele teria retardado a propagação, teria salvado vidas.

Em entrevista à revista New Yorker, acrescentou:

— Para ele, era tudo sobre eleição.

Troy se juntou à força-tarefa em janeiro, quando nenhum americano ainda havia morrido em decorrência do novo coronavírus. Ela é a primeira integrante do staff da Casa Branca que trabalhou na resposta à pandemia a vir a público criticar o presidente.

A repórteres, Trump disse que nunca conheceu Troye. Ele ainda afirmou que a ex-assessora foi dispensada, mas escreveu uma “bela carta” elogiando o governo na época em que deixou o cargo.

Nessa carta, divulgada pela Casa Branca, Troye disse que foi uma “honra absoluta” trabalhar na força-tarefa do coronavírus, mas não elogiou Trump e nem Pence.

Também a jornalistas, Pence definiu as declarações de Troye como as de uma funcionária insatisfeita que fazia política durante um ano eleitoral.

O porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, disse que Troye não estava diretamente envolvida na força-tarefa do coronavírus e não se encontrou com Trump em particular. Ele chamou suas declarações de “totalmente imprecisas”.

Troye disse que foi uma honra trabalhar na Casa Branca, mas que batalhou muito durante seu período no cargo para saber se conseguiria fazer alguma diferença, porque, segundo ela, as ações do presidente foram prejudiciais ao andamento das medidas do governo contra o vírus.

— Foi horrível — disse ela. — Foi assustador.

O Globo