Felipe Neto recebe com humildade inclusão na lista da Time

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A primeira reação de Felipe Neto ao saber que estaria no grupo de 100 pessoas mais influentes do mundo em 2020 da revista ‘Time’, divulgado nesta terça-feira, foi checar se não era pegadinha. O youtuber foi o 11° brasileiro a ser apontado pela publicação americana desde a criação da lista, em 2004. O presidnete Jair Bolsonaro, que já havia aprecido em 2019, está novamente entre os nomes.

O youtuber contou que já sabia da indicação, mas teve que guardar segredo até de pessoas próximas.

“Fiquei um pouco anestesiado quando recebi a notícia. A primeira reação foi a de duvidar. Pedi para minha assessoria checar se o pessoal que havia entrado em contato era legítimo, se não era uma pegadinha. Nunca imaginei que chegaria tão longe. Quando comecei a gravar vídeos, dez anos atrás e nos fundos da casa da minha mãe no Engenho Novo, eu só queria desbravar algo novo e me divertir”, conta o youtuber.

Felipe Neto, selecionado na categoria ‘Ícones’, tem seu texto de apresentação assinado pelo deputado federal David Miranda (PSol-RJ).

‘Com 39 milhões de inscritos no Youtube e 12 milhões de seguidores no Twitter, Felipe Neto, de 32 anos, é consequentemente o maior influenciador digital do Brasil, e possivelmente do mundo’, escreve o parlamentar.

Para o influenciador, o reconhecimento se deve não apenas ao trabalho no Youtube, como também aos assuntos que tem discuticutido, como direitos LGBTQ e racismo.

“Continuarei usando essa influência para valores positivos, na luta pelos direitos humanos, pela democracia e no enfrentamento à desinformação e ao fascismo. Eu só tenho a agradecer a cada um que me acompanhou e acompanha ao longo dessa história e dizer que isso é apenas o início”, avalia.

Na mesma categoria que Felipe Neto estão nomes como Alicia Garza, Patrisse Cullors e Opal Tometi, fundadoras do movimento Black Lives Matter e a professora americana Angela Davis. Após a divulgação da lista, o influenciador comentou em seu twitter:

‘Fui eleito pela TIME uma das 100 personalidades mais influentes do mundo. Apenas 10 brasileiros entraram pra lista até hj. Torno-me o 11º, junto a Lula, Dilma, Jorge P. Lemann, Joaquim Barbosa, Neymar, Medina, Graça Foster e 3 troços’, se referindo a Bolsonaro, o empresário Eike Batista e ao ex-juiz Sérgio Moro, que também já foram apontados pela revista.

Este é o segundo ano consecutivo de Bolsonaro na seleção, incluído na categoria ‘Líderes’, ao lado do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, do candidato norte-americano democrata Joe Biden, o presidente da China, Xi Jinping, e a chanceler alemã, Angela Merkel, entre outros.

Ao falar do presidente brasileiro, a revista cita o alto número de mortes no país durante a pandemia de Covid-19 e a pior resseção econômica dos últimos 40 anos. Ela descreve Bolsonaro como teimosamente cético a respeito do coronavírus e indiferente ao desmatamento ambiental, mas ressalta que em agosto ele mantinha 37% de aprovação entre os brasileiros. O texto justifica esse número com o pagamento do auxílio emergencial, mas também ao grupo de apoiadores fervoroso que ele comanda, definido como ‘quase um culto’.

O Globo