FHC diz que mentiras de Bolsonaro na ONU não colam

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas | Agência O Globo

Para Fernando Henrique Cardoso, Jair Bolsonaro teria se saído melhor no discurso na 75ª Assembleia Geral da ONU se tivesse lamentado a situação delicada do país na área ambiental.

Diz FHC:

— É difícil para quem foi presidente criticar quem está no cargo. Na ONU, obviamente há que valorizar o Brasil. Mas não me parece que seja convincente dizer que o governo está preocupado com o meio ambiente: seria melhor reconhecer o tema e lamentar que, apesar dos esforços, a situação é delicada. Não se convence o público externo com palavras, pois ele tem acesso a mídia, que está mostrando o contrário, com fotos.

FHC diz ainda que “nem basta dizer que o governo está cuidando das pessoas, dando ajuda financeira durante a epidemia”. E lembra que o auxílio emergencial nasceu no Congresso:

— É certo e foi o Congresso quem decidiu. Melhor, contudo, demonstrar solidariedade para com as vítimas. E seria melhor calar sobre cloroquina. Em suma, o presidente mal tocou nos temas internacionais e abriu o flanco para a crítica interna e externa ao acusar a mídia e ao quase imaginar uma “conspiração”, dela e, talvez, de “interesses de mercado”, contra nós.

O Globo