Fux pode gerar radicalização do lavajatismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Para além das frases louváveis, porém, muitas vezes óbvias e obrigatórias (a defesa da democracia e da independência entre os Poderes), o discurso de Luiz Fux ao tomar posse na presidência do Supremo causou arrepios em quem teme uma radicalização do “lavajatismo”. Fux terá de conduzir julgamentos que envolvem a operação, por exemplo. Outro ponto que preocupou gente graúda nos meios jurídico e político foi a evocação ao “sentimento do povo” como norte para o STF, ainda que ele tenho feito a ressalva: “sentimento constitucional”.

Enquanto Curitiba comemorava, os grupos de advogados trocavam mensagens apreensivas sobre o discurso de Fux: que define o “sentimento”?

Um trecho do discurso de Marco Aurélio Mello na posse de Luiz Fux foi interpretado por parlamentares como recado ao Congresso.

Ele disse ser “salutar” a tradição de renovação a cada dois anos da presidência da Corte Suprema. O STF poderá se pronunciar sobre a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado.

Aliás, a PEC apresentada pela senadora Rose de Freitas (sem partido-ES) para permitir a reeleição no Legislativo enfrentava forte rejeição em consulta do próprio Senado até ontem e repercutiu nas redes bolsonaristas.

No fim da tarde, no entanto, a consulta pública saiu do ar. Das 9.115 pessoas que haviam respondido, só 142 haviam se posicionado a favor da proposta, o que corresponde a menos de 2% do total.

Estadão