Fux se enfurece com ligação entre sua posse e covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

A associação de casos de Covid-19 na cúpula do Judiciário com a posse do presidente do STF, Luiz Fux, incomodou o ministro. A corte deve se manifestar oficialmente sobre o ocorrido, nesta quinta-feira, como a CNN apurou. O objetivo é não deixar que o tribunal seja visto como um “ninho” da Covid-19 de Brasília.

Fontes do tribunal afirmaram irritadas que a corte não pode ser responsabilizada pelo que os convidados fizeram em suas vidas privadas. Uma fonte, com acesso à presidência do STF, ressaltou à coluna que antes da posse não se sabe a quantos churrascos e festas as pessoas foram. Houve citação nominal ao casamento da filha do ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Octavio Noronha e ao encontro de despedida de Dias Toffoli da presidência da corte, que também reuniram seletos convidados.

Depois da cerimônia de Fux, que ocorreu há uma semana, ao menos cinco pessoas já declararam que estão com coronavírus, entre elas o próprio presidente recém empossado e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Logo o Supremo de onde saíram medidas jurídicas que balizaram os primeiros momentos da pandemia se viu em meio a uma polêmica por Covid-19. No pronunciamento que será feito nesta quinta-feira, mas ainda não se sabe o formato, a corte irá explicar que restringiu o acesso de pessoas e tomou medidas de precauções.

Por meio da assessoria, Fux chegou a negar que tenha exigido que algum convidado fosse obrigado a comparecer presencialmente.

CNN Brasil