Isolamento social cai quase a zero

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriel Monteiro / Agencia O GloboR Foto: Gabriel Monteiro / Agência O Globo

Com a flexibilização das medidas de isolamento social cresce, a cada semana, o número de brasileiros no mercado de trabalho. Mais 600 mil trabalhadores compõe a população ocupada no país totalizando 82,7 milhões de pessoas e 75,9 milhões estão trabalhando presencialmente. Com isso, 4,8% da população ocupada ainda encontrava-se em trabalho remoto na terceira semana de agosto, segundo dados da Pnad Covid divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

Atualmente, 12,6 milhões de brasileiros estão desempregados. E a taxa de desocupação está em 13,2%. Já a informalidade também apresentou queda suave alcançando 33,4%, frente a 34,1% na semana anterior.

A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira explica que os dados do mercado de trabalho apontam para um cenário estabilidade.

“Há uma estabilidade geral nos indicadores de mercado de trabalho, mas olhando as variações, em termos de tendência, foi observada uma variação positiva na força de trabalho, que se deu em função do aumento no contingente da população ocupada”, explica a pesquisadora.

O contingente de brasileiros fora da força de trabalho atualmente é de 75 milhões.

“Na população fora da força, entre aqueles que gostariam de trabalhar, mas não tinham procurado trabalho justamente alegando a pandemia como o principal motivo, houve uma redução de cerca de 582 mil pessoas”, destaca Maria Lúcia.

O Globo