Justiça Federal investigará Weintraub por passaporte indevido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo / O GLOBO

O procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou para a Justiça Federal de Brasília um pedido de investigação envolvendo o uso de passaporte diplomático pelo ex-ministro Abraham Weintraub para deixar o Brasil. O PGR afirmou que, como o ex-ministro não tem foro, o caso deve ser analisado pela primeira instância, “por se tratar de crime, em tese, praticado por servidor público federal”.

Em junho, a PGR recebeu uma representação pedindo que o órgão investigasse se Weintruab cometeu crime de falsidade ideológica, ao ingressar nos Estados Unidos com passaporte diplomático, mesmo com sua saída do cargo de ministro da Educação já anunciada. A peça também solicitava a investigação do presidente Jair Bolsonaro, que teria agido para “embaraçar” investigação de organização criminosa contra o ex-ministro.

Aras concluiu que os fatos “são insuficientes para justificar a instauração de procedimento investigativo em desfavor” de Bolsonaro e afirmou que ”inexistem elementos mínimos” que indiquem que o presidente tentou criar embaraços à investigação de organização criminosa, ao indicar Weintraub para ser diretor do Banco Mundial.

A decisão final caberá à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, relatora do pedido.

O Globo