Lula grava mensagem para candidatos petistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Salvo uma mudança brusca do cenário da pandemia do coronavírus no Brasil, o ex-presidente Lula deve restringir a sua atuação na campanha municipal deste ano ao mundo virtual. No momento, não estão previstas participações do líder petista, que está com 74 anos, em atividades de rua ou comícios por causa da pandemia.

A ideia dos petistas é que Lula faça lives e grave vídeos para o horário eleitoral para os candidatos das capitais e das cidades que possuem retransmissoras de televisão. As gravações devem começar em duas semanas. Por enquanto, o ex-presidente só esteve em atos virtuais com Benedita da Silva, pré-candidata a prefeita do Rio, e Luiz Marinho, pré-candidato da sigla em São Bernardo do Campo.

A grande questão dentro do partido é quando Lula entrará na campanha de Jilmar Tatto, ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito de São Paulo, que enfrenta desgaste por causa da adesões de nomes simpáticos ao PT à pré-candidatura de Guilhermes Boulos (PSOL). Tatto foi escolhido pré-candidato após vencer, por 15 votos de vantagem, as prévias do partido contra o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os coordenadores da campanha de Tatto chegaram a anunciar no mês passado que Lula gravaria um vídeo para convocar as pessoas a contribuírem com o programa do pré-candidato paulistano, mas dizem que depois desistiram da ideia porque ficaria na cara de que o ex-presidente estava apenas tentando conter as deserções em favor de Boulos.

A expectativa agora é que Lula faça uma fala pela internet na convenção, marcada para o dia 12.

— Está prevista uma participação do Lula na convenção — afirma o deputado estadual José Américo, coordenador de comunicação da campanha de Tatto.

A assessoria de Lula, porém, informou que a sua participação ainda está indefinida.

De acordo com Américo, Lula terá também aparições “intensas” nos programas de televisão de Tatto.

Além de gravações para os candidatos petistas, Lula também deve se oferecer para fazer participações em programas de candidatos aliados se for chamado. De acordo com o petista Miguel Rossetto, indicado vice da pré-candidata Manuela d’Ávila (PCdoB) em Porto Alegre, é certa a entrada de Lula na campanha na capital gaúcha.

Nas capitais, o PT deve lançar candidaturas próprias ainda em Belo Horizonte, com o ex-ministro e ex-deputado federal Nilmário Miranda; em Recife, com a deputada federal Marília Arraes; em Natal, com a também deputada federal Natália Bonavides; em Rio Branco, com Daniel Zen; em Manaus, com Zé Ricardo; e em Salvador, com a Major Denice Santiago, que conta com o apoio do governador do estado, Rui Costa.

O Globo