Mourão convoca equipe após criticas de países europeus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O vice-presidente Hamilton Mourão, responsável pelas ações contra o desmatamento na Amazônia, se reúne na manha desta quarta-feira (16/9) com os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Tereza Cristina.

O encontro não estava previsto na agenda e ocorre um dia após o governo de oito países europeus enviarem uma carta ao vice-presidente expressando “extrema” preocupação com o aumento do desmatamento em “taxas alarmantes” e dizendo aguardar “ações reais imediatas”.

Na carta, assinada pela Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido, Itália, Noruega e Bélgica, os governos dizem expressamente que, na Europa, o interesse dos consumidores é pela produção de alimentos de forma “justa, ambientalmente adequada e sustentável”.

No texto, mencionam que “a atual tendência crescente de desflorestamento no Brasil está tornando cada vez mais difícil para empresas e investidores atender a seus critérios ambientais, sociais e de governança”.

“Estamos extremamente preocupados com essa tendência e seus efeitos negativos, dentre outros, sobre as opções de desenvolvimento sustentável no Brasil, as opções de subsistência de povos indígenas e comunidades locais, bem como sobre as florestas primárias e a biodiversidade dentro e fora das florestas”, diz a carta.

Metrópoles