Para Lula, Bolsonaro torna Brasil empregado dos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters – 1/5/14

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou, nesta segunda-feira (7/9), um vídeo em que acusa o governo de Jair Bolsonaro de “tratar com desdém” a vida dos brasileiros diante do novo coronavírus e de aproveitar a crise causada pela pandemia de covid-19 para abrir mão da soberania nacional.

Na filmagem, de pouco mais de 20 minutos, Lula afirma que o Brasil passa por crise sanitária, social, econômica e ambiental nunca vista, da qual as maiores vítimas são os pobres, negros e população vulnerável. “Teria sido possível, sim, evitar tantas mortes”, afirma Lula, para quem Bolsonaro transformou o coronavírus em uma “arma de destruição em massa”.

Mais adiante, o ex-presidente explica que escolheu o 7 de Setembro para divulgar o vídeo porque Bolsonaro aproveita o momento para, “sorrateiramente, cometer um crime de lesa-pátria”. “Um crime politicamente imprescritível, o maior crime que um governante pode cometer contra seu país e seu povo: abrir mão da soberania nacional.”

Segundo Lula, Bolsonaro subordina o Brasil aos Estados Unidos “de maneira humilhante” e ameaça envolver o país em aventuras militares contra países vizinhos. “A submissão do Brasil aos interesses militares de Washington foi escancarada pelo próprio presidente ao nomear um oficial general das Forças Armadas Brasileiras para servir no Comando Militar Sul dos Estados Unidos, sob as ordens de um oficial americano”, argumenta (assista ao vídeo e leia íntegra do discurso abaixo).

As comemorações do 7 de Setembro foram discretas devido à pandemia de coronavírus. Porém, na cerimônia sem desfile, Bolsonaro voltou a causar aglomeração ao cumprimentar apoiadores. Houve também manifestações a favor e contra o governo na Esplanada dos Ministérios. Um pronunciamento do presidente é esperado para as 20h, em rede nacional de rádio e televisão.

Correio Braziliense