PGR está com Covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rousinei Coutinho/STF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, foi diagnosticado com o novo coronavírus nesta quinta-feira. Segundo a PGR, ele passa bem, em isolamento, e segue despachado remotamente. Aras, que participou na quinta-feira passada da cerimônia de posse de Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), é a sexta autoridade presente a testar positivo para a doença.

Além dele, Fux foi diagnosticado com Covid-19, assim como presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha, também contraíram o vírus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são necessários em média de cinco a seis dias a partir da infecção para alguém apresentar os sintomas, mas isso pode variar de um a 14 dias.

Mais cedo, o Supremo enviou uma nota informando que está em contato com os demais convidados que participaram da solenidade. O objetivo, disse o STF, é alertá-los sobre a importância de buscarem serviço médico caso seja necessário.

“O Supremo Tribunal Federal, por meio do setor de Cerimonial, está em contato com os convidados que estiveram presentes à solenidade para alertá-los sobre a importância de buscarem serviço médico, caso tenham se exposto de alguma forma também em outros eventos fora do STF. A Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) do Tribunal também está atenta e à disposição dos servidores para orientá-los sobre eventual realização de testes e procedimentos a serem adotados em casos positivos”, diz trecho da nota do STF.

No texto, Fux também prestou “solidariedade e votos de ampla recuperação aos que eventualmente contraíram a Covid-19”. Mas a nota destacou que o tribunal seguiu rigorosamente todas as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde para a realização da solenidade.

“Vale lembrar que somente 20 por cento dos assentos do Plenário da Corte foram ocupados. Houve obrigatoriedade do uso de máscaras; todos os presentes foram submetidos à medição de temperatura corporal; dezenas de totens com álcool-gel foram alocados em pontos estratégicos do Tribunal; além de outras providências, como plantão médico e UTI móvel, foram tomadas”, diz trecho da nota.

O Globo