Polícia dos EUA mata negro com 10 tiros pelas costas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Robyn Beck – 1.set.2020/AFP

Policiais em Los Angeles, na Califórnia, mataram um homem negro com pelo menos dez tiros pelas costas após uma abordagem motivada por uma infração de trânsito nesta segunda-feira (31) —em mais um caso que gerou protestos contra a violência policial nos EUA.

De acordo com a versão dos policiais, o ciclista Dijon Kizzee, 29, foi abordado por uma infração de trânsito, tentou fugir e agrediu um policial, deixando cair uma arma de fogo que carregava escondida em uma trouxa de roupas.

Ao enxergarem a arma no chão, os agentes atiraram.

O advogado da família, Benjamin Crump, disse que Kizzee foi baleado mais de 20 vezes, o que a polícia nega. Um porta-voz da corporação não especificou quantos disparos foram efetuados, mas disse que foram menos de 20.

Uma testemunha ouvida pelo jornal Los Angeles Times conta ter ouvido “de oito a dez tiros” e afirma que os policiais continuaram atirando mesmo com Kizzee já no chão.

De acordo com o New York Times, após os disparos, os policiais algemaram Kizzee, que morreu no local. Segundo testemunhas, autoridades demoraram horas para recolher o corpo.

A morte de Kizzee deu início a novos protestos em Los Angeles contra a violência policial e o racismo. Cerca de 100 pessoas marcharam até uma delegacia, de acordo com o Los Angeles Times. A manifestação foi pacífica, mas uma pessoa foi presa por reunião ilegal, segundo a polícia.

Redação com Folha