Por Covas, Marta pode mudar de partido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo

Sem a vaga de vice garantida, o Solidariedade decidiu nesta quarta-feira não dar apoio à candidatura do prefeito Bruno Covas na eleição de São Paulo. O partido foi avisado na semana passada de que não indicaria o companheiro de chapa do prefeito. A ex-prefeita Marta Suplicy era a escolha do SD para o posto.

Nesta tarde, a cúpula do partido teve uma reunião para discutir que rumo tomar na eleição. Dirigentes queriam que Marta fosse candidata a prefeita, mas ouviu a última negativa dela no encontro. A ex-prefeita não apareceu para a conversa, mas o recado foi transmitido por seu marido, Marcio Toledo.

Diante da recusa da ex-prefeita, a sigla decidiu que procurará o pré-candidato do PSB, Marcio França, para tratar de um apoio. As negociações com Covas estão encerradas, segundo o presidente municipal do SD em São Paulo, Pedro Nepomuceno. Ele entregará ainda hoje o cargo que ocupa na prefeitura de São Paulo.

O SD espera uma manifestação de Marta sobre o que ela vai fazer. A ex-prefeita tem dito que apoiará Covas mesmo contra uma decisão do partido dela.

O dirigente do Solidariedade disse que considera essa opção uma saída “ruim”.

— Estamos esperando ela dizer se fica ou se desfilia do partido. Ficaria muito ruim ela escolher outro caminho que não seja a posição do partido — disse Nepomuceno.

Aliados de Marta argumentam que ela entrou no partido recentemente com o compromisso de que orientaria o caminho da sigla na eleição municipal. Eles avaliam que a ex-prefeita deverá deixar o partido. Marta fez carreira política no PT. Depois se filiou ao MDB e agora ao SD.

A seus aliados Marta deve indicar que não participem da convenção partidária marcada para domingo. Na semana seguinte ela anunciará uma posição sobre sua filiação partidária. A ex-prefeita ainda não desistiu de montar uma frente ampla suprapartidária para apoiar a reeleição de Covas.

Na equipe de Covas, a desistência do SD em dar apoio ao prefeito foi minimizada. O partido tem pouco tempo de TV no horário eleitoral gratuito e Covas acredita que Marta fará campanha para ele.

— Marta está firme no projeto do prefeito — disse um articulador de Covas.

Covas tem interesse no que a popularidade de Marta nas regiões mais pobres da cidade pode render a sua candidatura. Uma outra aliança subiu no telhado na campanha do prefeito. O Republicanos, que tem como pré-candidato a prefeito o deputado Celso Russomanno, ainda não decidiu se apoiará Covas ou seguirá em voo solo na eleição paulistana.

Na segunda-feira Russomanno teve uma conversa com o governador João Doria. Os tucanos esperam uma resposta do deputado. Não está descartada a vaga de vice ao parlamentar.

O Globo