PTB já substituiu candidatura de filha de Roberto Jefferson

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

O PTB bateu o martelo e decidiu inverter a chapa. Presa desde o dia 11 na Operação Catarata, acusada de se beneficiar de fraudes que aconteceriam nas áreas sociais do governo do Estado e da prefeitura, a ex-deputada federal Cristiane Brasil continuará na disputa na eleições para o Rio, mas na condição de vice. O produtor artístico Fernando Bicudo, que seria vice de Cristiane, foi promovido como titular da chapa após uma conversa com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, pai da ex-deputada federal.A informação foi antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, em O GLOBO.

No entanto, a discussão sobre quem será o candidato do partido pode não ter terminado. Ex-assessor da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio, Bicudo disse que pediu exoneração há mais de um mês, antes do prazo final para a desincompatibilização (15 de agosto). A secretaria estadual de Cultura sustenta que a carta da demissãoo só foi apresentado na segunda-feira e a exoneração deverá sair com a data de 22 de setembro. Ou seja, se isso de fato aconteceu, Bicudo pode ter perdido o prazo:.

– Eu sou o candidato. A carta tem data de 13 de agosto. Mas se estão dizendo isso na Secretaria de Cultura…. Não sei….Mas foi em agosto… Os advogados do partido terão que ver isso – disse Bicudo.

A informação de que o candidato não teria se desincompatitibilizado a tempo foi antecipada pela colunista Berenice Seara, do Extra.

Fernando Bicudo argumenta que desde os primeiros dias da pandemia, por ser do grupo de risco (tem 76 anos), permaneceu por meses em home office em um sítio que mantém em Búzios. E por entender que sua função poderia ser melhor exercida por alguém que pudesse acompanhar presencialmente a rotina da Secretaria de Cultura decidiu pedir exoneração em agosto, quando sequer era candidato à prefeitura da capital.

– Não há impedimento para Cristiane Brasil ser candidata., apesar de ter sido presa. Mas o Roberto (Jefferson) achou melhor inverter – disse Bicudo, que revelou divergências ideoólogicas com a parceira de chapal e Roberto Jefferson.

Antes de ser presa, Cristiane divugou um vídeo em que o PTB era apresentado como uma legenda que iria ‘’endireitar o Rio.’’ O PTB é um dos partidos que dão apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro. O bordão era parecido com um usado pela campanha do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) quando disputou a prefeitura em 2016.

– Minha candidatura é de centro. Fui assessor de Darcy Ribeiro quando ele desenvolveu o projeto dos Cieps (no primeiro governo Leonel Brizola, nos anos 1980) Se o projeto tivesse sido levado à frente nos governos seguintes teríamos mais educação e menos problemas. Meu slogan vai ser: ‘’Vou salvar o Rio’’. Como fazer isso: através da cultura. Na década de 70, Nova Iorque estava falida, com problemas de violência. A cultura e a indústria criativa ajudaram a recuperar a cidade, a partir de uma campanha com o slogam ”I Love NY” – disse Bicudo.

O GLOBO ainda não conseguiu falar com a executiva municipal sobre a situação eleitoral de Bicudo.

O Globo