Salles baixa o nível contra Di Caprio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PEDRO CALADO/SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE SP

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi às redes sociais na manhã desta quinta-feira (10/9) para rebater crítica do ator Leonardo DiCaprio, que compartilhou vídeo em defesa da Amazônia e contra a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O vídeo, publicado originalmente pela Associação de Povos Indígenas do Brasil (Apib), destaca que a “Amazônia está queimando novamente” e que o presidente Jair Bolsonaro tem permitido isso. O Brasil tem o maior número de focos de incêndio desde 2010.

Nessa quarta-feira (9/9), DiCaprio compartilhou o vídeo e escreveu as seguintes hashtags: #DefundBolsonaro (Corte o financiamento a Bolsonaro), #AmazonOrBolsonaro (Amazônia ou Bolsonaro) e #WhichSideAreYouOn (De que lado você está?).

“Querido Leonardo DiCaprio”, respondeu Salles, nesta manhã, em inglês. “O Brasil está lançando o projeto de preservação ‘Adote um parque’ que permite a você ou qualquer outra empresa ou indivíduo escolher um dos 132 Parques da Amazônia e patrociná-lo diretamente a 10 euros por hectare por ano. Você vai colocar seu dinheiro onde está sua boca?”

 

 

Como mostrou o Metrópoles nessa quinta-feira, entre janeiro e setembro, foram registrados 111.458 focos de incêndio espalhados pelos 27 estados da Federação. Os focos deste ano são o maior volume registrado no mesmo período desde 2010, quando foram contabilizados 166.860.

O estado mais afetado é Mato Grosso, com cerca de 25 mil pontos de incêndio. Por lá, o Pantanal pede socorro.

Pará e Amazonas também chamam atenção, com 17.989 e 12.647, respectivamente. Os estados abrigam o maior bioma do Brasil, a Amazônia. Se comparado com o ano passado, quando houve aumento das queimadas criminosas por lá, o número de 2020 é 6,4% superior aos 53.023 focos de incêndio verificados entre janeiro e setembro de 2019.

Metrópoles