Sistema de reclamações de Bolsonaro não atendeu a nenhuma

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Desde a posse do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o “Reclame Aqui” do governo federal já recebeu 591 queixas. Até agora, contudo, nenhuma delas foi resolvida, ou melhor, nem sequer respondida. Entre as reclamações relacionadas ao auxílio emergencial e outros programas sociais, cidadãos usaram a plataforma para reclamar de coisas, digamos, inusitadas.

O site é direcionado à resolução de problemas entre consumidores e empresas e, nesse caso, entre cidadão e órgão público. Além do Reclame Aqui do governo, instituições ligadas à administração federal, como a Caixa Econômica Federal (CEF), também estão com avaliação baixa na plataforma. No caso da Caixa, foram feitas quase 50 mil reclamações e apenas uma delas foi respondida.

A maior parte das queixas diz respeito aos impasses no recebimento do auxílio emergencial, pago pelo governo por causa da pandemia de coronavírus. Enquanto alguns reclamam de não conseguir acesso ao benefício, outros relatam que receberam os R$ 600 sem pedir e não conseguem contato com as autoridades responsáveis para fazer a devolução.

Um dos reclamantes contou que é ex-militar e, ao tentar receber o auxílio, viu que ainda aparece como funcionário público. Por isso, nem conseguiu fazer o cadastro no programa. Já um servidor público relatou ter recebido o benefício – sem pedir – e usou o site para pedir ajuda em estornar o valor.

“Sou funcionário público do Estado e não solicitei o auxílio. Já fiz reclamações e não resolvem. São incompetentes. Quem precisa não recebe, e quem não pediu, recebe”, escreveu o servidor na plataforma.

Visivelmente irritado, usando letras maiúsculas para relatar o problema no “Reclame Aqui” do governo, um cidadão pediu ajuda do Executivo em relação ao “descaso do governo de São Paulo” sobre os carros de som. Segundo ele, o barulho tira o sossego da população.

“Cadê os órgãos para fiscalizarem os carros de ovos e de banana que tiram o sossego da população?”, começou ele.”É barulho o dia todo na minha rua. Virou um inferno. Cadê o governador [João] Doria?”, questionou.

Em outra queixa inusitada, em tom de desabafo, um cidadão lamenta as mortes pela Covid-19 e diz que o governo não soube lidar com a pandemia. Diante disso, manda um recado ao presidente Jair Bolsonaro: “Estamos abandonados. Faça um favor para a sociedade e se retire”, escreveu.

“Descaso absurdo. Um presidente sem partido, sem amor e sem noção”, diz a reclamação.

Outro reclamante foi além. Ele pediu auxílio do governo para solucionar um problema com uma operadora de telefone. Ele conta que não teve um bom atendimento e se queixa da “resolução da Anatel que dá direito à operadora de sacanear o cidadão”.

Metrópoles