Trump estimula fraude eleitoral e depois apaga post

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sue Gerrits – 2.set.2020/AFP

Numa viagem à Carolina do Norte, o presidente dos EUA, Donald Trump, estimulou os eleitores a votar duas vezes, primeiro por correspondência e depois presencialmente, para testar o sistema eleitoral.

A prática é considerada fraude no estado —onde incitar pessoas a duplicar o voto também é ilegal.

“Deixe que enviem [o voto por correspondência] e deixe que vão votar”, disse o republicano na quarta-feira (2) durante um evento de campanha em Wilmington. “Se o sistema for tão bom quando dizem, então não vão conseguir votar presencialmente.”

Trump se referiu ao sistema de registros que vários estados utilizam para impedir que uma pessoa que enviou um voto por correspondência vote novamente.

Nesta quinta (3), ele reiterou o pedido no Twitter, dizendo que os eleitores deveriam comparecer às urnas no dia da votação para se certificar de que seu voto por correspondência foi contabilizado.

Se não foi, o eleitor deveria votar presencialmente para garantir que seu voto não seja “destruído, perdido ou jogado fora”, escreveu o republicano, que disputa a reeleição em novembro, contra o democrata Joe Biden.

As publicações foram ocultadas pelo Twitter por violar as políticas de “integridade cívica e eleitoral”. A rede social já ocultou diversas publicações do presidente, incluindo uma pela mesma razão, quando Trump disse que caixas de correio utilizadas em votação por correspondência não são higienizadas contra o coronavírus.

Redação com Folha