Apoio de Bolsonaro faz rejeição a Russomanno disparar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Com a candidatura apadrinhada pelo presidente Jair Bolsonaro, o deputado Celso Russomanno (Republicanos) mantém-se na liderança na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 27% das intenções de voto, mas viu sua rejeição aumentar em duas semanas, de 21% para 29%, segundo pesquisa Datafolha divulgada há pouco pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), tem 21%. Como a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, Russomanno e Covas estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro.

Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, feita entre os dias 21 e 22 de setembro, Russomanno oscilou de 29% para 27% e Covas, de 20% para 21%. O cenário na última pesquisa antes do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, que começa nesta sexta-feira, reforça a polarização entre o candidato do Republicanos e o do PSDB.

Em terceiro lugar está o líder do MTST e candidato pelo Psol, Guilherme Boulos, com 12%. Na pesquisa anterior, o candidato tinha 9%. É o melhor desempenho eleitoral entre os candidatos de esquerda. Jilmar Tatto, do PT, tem apenas 1% das intenções de voto, mesmo percentual do deputado federal Orlando Silva, do PCdoB.

O ex-governador Márcio França, do PSB, manteve os 8% registrados no levantamento anterior.

A pesquisa Datafolha mostra Arthur do Val (Patriota) com 3%, Andrea Matarazzo (PSD) e Levy Fidelix (PRTB) com 2% das intenções de voto. Com 1% estão Joice Hasselmann (PSL), Vera Lucia (PSTU), Marina Helou (Rede), Filipe Sabará (Novo) e Antônio Carlos (PCO).

Entre os eleitores ouvidos pelo instituto, 12% disseram que vão votar em branco, anular ou não pretendem votar em nenhum dos candidatos. Na pesquisa anterior eram 17%. O levantamento registra ainda 4% de eleitores que não sabem em quem vão votar.

O prefeito Bruno Covas e Joice Hasselmann têm a maior rejeição, com 31% cada. Bruno manteve o percentual da pesquisa passada, mas a rejeição de Joice, que era de 28%, aumentou.

Russomanno também viu sua rejeição crescer, de 21% para 29%. Guilherme Boulos tem 23% de rejeição (tinha 24%). Jilmar Tatto tem 21% (era 19%) e França, 15% (17% rejeitavam o ex-governador, na pesquisa anterior).

Em um eventual segundo turno, Russomanno teria 46% e Covas, 40% no cenário testado pelo Datafolha. Votos em branco e nulo somam 13% e eleitores que não sabem em quem votar, 2%.

O Datafolha ouviu presencialmente 1.092 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 6 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo” e está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo SP-08428/2020. O nível de confiança é de 95%.

Valor Econômico