Bolsonaristas acham que Trump vai perder

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jim WATSON / AFP

A uma semana da eleição americana, integrantes do governo Bolsonaro, em especial da área econômica, estão certos de que Joe Biden derrotará o presidente Donald Trump. A opinião é calcada em monitoramento que alguns membros do governo vêm realizando. O recado já foi passado para o presidente Jair Bolsonaro, que tem Trump como principal aliado do Brasil no exterior.

Para diplomatas ouvidos pela coluna, uma eventual vitória de Biden obrigará o Brasil a fazer mudanças em sua política externa se quiser manter capacidade de interlocução com os EUA. A área apontada como mais sensível é a do meio ambiente.

Diplomatas avaliam que o democrata deixou claro em suas falas públicas que, se o Brasil não mudar a conduta negacionista em relação ao tema, pode ter atritos e se prejudicar em questões comerciais e financeiras.

No início do ano, a Embaixada do Brasil nos EUA recebeu a notícia do Departamento de Estado do país de que a visita de Trump ao Brasil deveria acontecer após a eleição presidencial americana. A pandemia e a possível derrota de Trump mudaram os planos.

O Globo