Bolsonaro usa jogo da Seleção contra a Globo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Apuy/AFP

A surpreendente transmissão da partida entre as seleções brasileira e peruana pelo canal estatal TV Brasil foi um primeiro teste do uso político do futebol pelo governo Jair Bolsonaro e se insere na disputa entre o presidente e a Rede Globo.

Sem dinheiro ou estrutura para competir no mercado, o governo conta com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para fazer novas jogadas pontuais, sejam elas transmitir outros jogos da seleção ou ampliar a veiculação das séries inferiores do Campeonato Brasileiro.

O objetivo: incomodar um mercado em que a Globo dá as cartas e, de quebra, fazer propaganda do governo aproveitando a inédita audiência insinuada pelo experimento desta terça (13).

Com o palanque montado, veio a propaganda. Além dos “abraços” enviados pelo narrador André Marques para Bolsonaro, além de agradecimentos a Caboclo e Wajngarten, que deram um indisfarçável gosto de anos 1970 à transmissão, o intervalo foi ocupado parcialmente por uma boletim improvisado trazendo notícias positivas sobre o governo.

Redação com Folha