Caiado finge desconhecer Butantan e apoia Bolsonaro sobre vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/Presidência

Após classificar o protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da Coronavac como “melhor notícia do ano”, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), afirmou nesta quarta-feira que o governo federal não tem como investir em todas as vacinas desenvolvidas contra o novo coronavírus. A declaração foi dada após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto.

— Você teve um investimento do governo federal junto a Fiocruz para que você tivesse uma vacina. O governo não tem como também investir na Rússia, na A, na B, na C, aí eu concordo que aí você fica sem caixa. Você fazer um investimento de R$ 1,9 bilhões em cada uma da que está registrada no Brasil é um pouco difícil — disse, acrescentando:— Esse é um assunto que nós vamos manter aquilo que foi muito bom da reunião com o Ministério da Saúde, que é a garantia de que vai ser o Ministério da Saúde que vai continuar com o programa nacional de imunização.

Na quarta-feira passada, menos de 24 horas após o Ministério da Saúde anunciar a assinatura do protocolo de intenções, o presidente Bolsonaro desautorizou o ministro Eduardo Pazuello e afirmou que o imunizante produzido na China contra o novo coronavírus “não será comprado” pelo governo brasileiro.

No dia do anúncio, Caiado publicou vídeo em redes sociais elogiando o acordo. Na gravação, o governador diz que se tratava da “melhor notícia do ano” e diz que “a vacina é algo prudente, que deve ser tomada”.

Nesta quarta, no entanto, Caiado disse que é preciso aguardar a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele disse também que “a saúde está acima disso” e que esse é um assunto que será resolvido “com muita tranquilidade”. O governador disse ainda que é “muito difícil” obrigar a população a se vacinar e que o governo deveria investir em campanhas de esclarecimento da importância do imunizante.

— O que nós estamos assistindo é que todos nós estamos aguardando o resultado. Vai ser a russa, a inglesa, a chinesa, a da Johnson & Johnson, a da Pfizer? Eu acho que esse processo é um processo que…A saúde tá muito acima disso, eu acho que esse assunto é um assunto que resolveremos com muita tranquilidade — disse.

Caiado disse também que os governadores vão se reunir na terça-feira que vem com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), além do ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar de vacina.

O Globo