Ingleses infectarão cobaia humana para desenvolver vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Neil Hall/EPA/EFE

O Reino Unido está desenvolvendo uma iniciativa para procurar voluntários saudáveis – e que estejam dispostos a serem infectados com o novo coronavírus – para promover um estudo que vai acelerar o desenvolvimento da vacina para a Covid-19. O projeto será conduzido em parceria com entidades de pesquisa e saúde, como o Imperial College London, a Royal Free London NHS Foundation Trust, a hVivo e o Departamento de Negócios, Energia e Indústria. O governo investirá 33,6 milhões de libras.

Os pesquisadores buscam por 90 voluntários sem problemas de saúde, entre 18 e 30 anos de idade, e querem expor a menor carga viral possível necessária para causar a doença. Quem aceitar fazer parte será compensado durante todo o período do estudo e terá acompanhamento durante um ano após o término das pesquisas para ter o bem-estar garantido a longo prazo. O governo aguarda a aprovação do Comitê de Ética para poder iniciar o trabalho em janeiro – e espera ter os resultados finais até maio.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para combater o coronavírus, incluindo apoiar nossos melhores e mais brilhantes cientistas e pesquisadores em sua busca por uma vacina segura e eficaz”, disse o Ministro de Negócios, Energia e Indústria Alok Sharma em comunicado à imprensa. “O financiamento anunciado marca um passo importante na construção de nossa compreensão do vírus e na aceleração do desenvolvimento de nossas vacinas, que irão ajudar a iniciar nosso retorno à vida normal”.

Há projetos semelhantes nos Estados Unidos. A organização sem fins lucrativos americana 1Day Sooner, conta com 38.000 inscritos para testes que irão ajudar no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.

Veja