Jungmann culpa Bolsonaro por aumento da violência

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Aílton de Freitas

O ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann diz que a piora nos índices da violência no País “atestam o fracasso” até aqui do governo de Jair Bolsonaro na área. Ele explica: apesar de ter sido eleito empunhando a bandeira da redução da criminalidade, o presidente até agora não apresentou uma política nacional consistente para minorar a epidemia de assassinatos e feminicídios que encurrala o País. “Bolsonaro se elegeu com dois pilares importantes: a segurança pública e o discurso de combate à corrupção. Os números atestam o fracasso do seu governo na segurança”, disse.

Jungmann reconhece que, na ponta, a segurança é de responsabilidade dos governadores. Mas lembra que, durante a campanha, “Bolsonaro chamou para si essa responsabilidade e, agora, não tem como a piora nos índices (conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública) não cair no colo dele”.

“Qual é a política de Segurança Pública? É distribuir armas para a população? Isso é multiplicar assassinatos, como vemos”, afirma ele.

A avaliação é de que neste ano se colhe o trabalho do ano anterior. E, em 2020, ficou claro que a prioridade da pasta, então sob Sérgio Moro, tinha outras prioridades, como a aprovação do pacote anticrime.

Os dados foram contabilizados do primeiro semestre deste ano, e, como André Mendonça assumiu no final de abril, tem o voto de confiança de Jungmann. Ao menos, por ora.

Estadão