Lideranças comunitárias viram peças importantes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto:  José Cruz/Agência Brasil

No Itaim Paulista, extremo leste da cidade de São Paulo, Reinaldo Pereira da Silva, 67, é conhecido como Tio King. Vendedor de chás, conselheiro gestor da saúde e líder comunitário ambiental na região, neste ano ele também atua como “puxador de votos” para o candidato à prefeitura Celso Russomanno (Republicanos).

O conselheiro anda pela região para conversar com os moradores e apresentar as propostas, mas a atuação vai além. No WhatsApp, possui lista de transmissão com mais de 1.600 contatos, na qual envia materiais dos candidatos e pede votos —ele apoia ainda um candidato a vereador na região que também é do Republicanos

“Sou o responsável por mobilizar votos. Tenho que passar confiança ao eleitor”, afirma Tio King.

A igreja evangélica é outro espaço para angariar votos. Apesar de relatar que não usa o espaço físico do templo, Tio King diz que aproveita as ações sociais para divulgar a campanha para aqueles que recebem cestas básicas.

“Quando estou na casa de Deus, não falo sobre eleições. Aproveito o momento certo. Geralmente é quando vejo a pessoa na rua, vão na minha casa ou nas ações sociais”, diz.O apoio dele é concorrido. Argumenta que o voto de confiança dele não é no candidato, mas no trabalho que o político já executa na região.

“Quero gente nova no poder. Cerca de 11 candidatos [a vereadores e prefeito] entraram em contato comigo pedindo apoio, mas não senti confiança neles.”

Como Tio King, as periferias da capital paulista contam com diversos “puxadores de votos” nesta eleição. Geralmente, líderes comunitários próximos da população que usam sua influência para angariar apoio aos candidatos.

Redação com Folha

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.