Líderes de Bolsonaro são investigados por corrupção

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga desvios de recursos de combate ao coronavírus nesta quarta-feira. Dinheiro foi encontrado em sua cueca e inclusive entre suas nádegas.

Segundo a colunista do GLOBO Bela Megale, ele deve ser retirado do posto pelo governo Jair Bolsonaro. O Executivo mantém, porém, parlamentares investigados como líderes do governo no Senado e na Câmara. Confira abaixo.

Ricardo Barros
Em setembro, o líder do governo na Câmara, do PP do Paraná, foi alvo de uma operação que investiga pagamento de propina. A investigação apura um possível esquema de corrupção enquanto Barros era secretário do governo do Paraná, na gestão do tucano Beto Richa. Barros nega a acusação, que é baseada em uma delação de executivos da Galvão Engenharia.

Fernando Bezerra Coelho
No ano passado, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foi alvo de uma operação da Polícia Federal que realizou mandados de busca e apreensão inclusive em seu gabinete. Segundo a PF, ele teria recebido R$ 5,5 milhões em propina desviada de obras públicas durante o governo de Dilma Rousseff.

Bezerra Coelho chegou a comunicar ao Palácio do Planalto que deixava seu cargo “à disposição”, mas foi mantido como líder por Bolsonaro. Ele nega as acusações. O caso gerou uma onda de solidariedade entre senadores na época pelo fato de a polícia ter revistado o gabinete do líder dentro da Casa Legislativa.

Flávio Bolsonaro
O filho do presidente Jair Bolsonaro e vice-líder do governo no Congresso Nacional, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), é apontado como líder de organização criminosa pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) O MP apura os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados quando o senador era deputado estadual. Flávio nega as acusações contra ele.

Sérgio Petecão
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), vice-líder do governo no Congresso, é réu em três processos enviados para a primeira instância após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre foro especial. Dois investigam desvio de recursos públicos e outro trata de uma irregularidade na declaração de bens do senador à Justiça Eleitoral. Procurado, Petecão não respondeu sobre os processos.

Gustinho Ribeiro
O deputado Gustinho Ribeiro (Solidariedade-SE) teve os direitos políticos cassados pela Justiça de seu Estado em junho deste ano, dois meses antes de se tornar vice-líder na Câmara. Ele recorre da decisão. O Judiciário atendeu a uma denúncia referente a improbidade administrativa praticada quando Gustinho era deputado estadual.

O Globo