MDB teme perder cidade mais bolsonarista do país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR -21.10.2020

O MDB do ex-senador Romero Jucá lidera a disputa pela Prefeitura de Boa Vista, em Roraima, com o candidato do Solidariedade em seu encalço. A aprovação do governo Jair Bolsonaro em Boa Vista é a maior entre as capitais, de 66%, segundo o Ibope divulgado em 17 de outubro. Todos os candidatos tentam vincular sua imagem à do presidente. Mas o grupo de seu principal aliado local, o senador licenciado Chico Rodrigues (DEM), flagrado com dinheiro na cueca – e que na campanha virou “Vovô Chico” – está em quarto lugar.

Segundo a pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Amazônica, o vice-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, do MDB, lidera com 28% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o deputado federal Ottaci, do Solidariedade, com 23%. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

O levantamento, realizado entre 14 e 16 de outubro, não captou a repercussão da operação da Polícia Federal que flagrou o senador Chico Rodrigues com R$ 33 mil na cueca. A ação de busca e apreensão na casa do parlamentar ocorreu no dia 14, data em que o Ibope saiu às ruas, já com os formulários prontos.

A liderança do MDB emerge como uma reação à acachapante derrota nas últimas eleições, quando Jucá ficou sem uma cadeira no Senado após 24 anos consecutivos com mandato. Expoente do que vem sendo chamado de “velha política”, Jucá perdeu para dois representantes do bolsonarismo, onda que tomou conta de Roraima, e ainda é a força hegemônica no Estado. Para o Senado, venceram Chico Rodrigues e Mecias de Jesus (Republicanos), que tirou a cadeira de Jucá por 426 votos a mais, uma diferença de 0,09%.

Arthur Henrique sai na frente na esteira do capital político da prefeita Teresa Surita (MDB), que governa a capital pela quarta vez. Com mais de 80% de aprovação, ela reformou o centro da cidade. Contudo, os adversários a acusam de ter abandonado a periferia, e de só interagir com a população pelas redes sociais.

A campanha do MDB enfrentou ontem um baque, com a morte da candidata a vice, Edileusa Lóz (MDB), vítima de covid-19. Edileusa foi secretária da gestão Teresa. A coligação suspendeu por um dia as atividades de campanha.

Ottaci, que ascendeu vertiginosamente nas pesquisas, – ele tinha 6% há pouco mais de um mês – quer fazer o contraponto a Teresa como candidato popular, com interlocução direta com o povo. De origem simples, ele chegou à capital como vendedor de embalagens plásticas na Avenida Ataídes Teive, uma espécie de Rua 25 de Março de Boa Vista.

“Parte do Centro da cidade é favorável [ao candidato da prefeita], mas o restante da cidade abraçou nosso nome”, disse Ottaci ao Valor. Ele aposta que a população vai reconhecer que a infraestrutura que Teresa proporcionou para a área principal da cidade, ela negou para os bairros mais afastados. “A população identificou essa problemática”. Em terceiro lugar, vem o também deputado federal Antonio Carlos Nicoletti, do PSL, com 10% das intenções de voto.

Em quarto lugar, desponta a deputada federal Shéridan (PSDB), coligada com o DEM de Chico Rodrigues. Ela é viúva do ex-governador José de Anchieta, morto em 2018. Anchieta perdeu a eleição para governador no segundo turno para Antonio Denarium, que se consagrou na onda bolsonarista.

Shéridan é a candidata com maior rejeição: segundo o Ibope, 53% dos eleitores não votariam nela de jeito nenhum. Esse percentual pode aumentar porque ela apresentou Chico Rodrigues como seu amigo e cabo eleitoral.

Na propaganda eleitoral, que seus adversários estão difundindo nas redes sociais, Shéridan se reporta ao senador como “Vovô Chico”, em alusão à relação dele com suas filhas. “Ele tem toda a liberdade, com sua maturidade, de olhar para nós para nos aconselhar, nos abraçar, inclusive nos proteger”, diz a tucana, em tom carinhoso.

Ottaci afirmou ao Valor que foi o primeiro deputado federal a declarar apoio publicamente à reeleição de Bolsonaro em 2022. Seu adversário, Nicoletti, tentou se apresentar como candidato apoiado por Bolsonaro, mas o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) o desautorizou publicamente.

Em postagem no Twitter, Eduardo lembrou que quando houve o racha no PSL, o presidente pediu a Nicoletti que ficasse do seu lado. No entanto, o parlamentar disse “não” ao presidente e declarou apoio à deputada Joice Hasselmann (SP) para a liderança da bancada.

Já Shéridan aparece nas redes sociais dos adversários em um vídeo, em pronunciamento na Comissão de Direitos Humanos, onde refere-se a Bolsonaro como um “tirano”. “O Brasil errou quando elegeu esse senhor pra conduzir nosso país”, diz a parlamentar, na gravação impulsionada nas redes e nos aplicativos de mensagens pelos adversários.

O Valor entrou em contato com os candidatos Arthur Henrique e Shéridan, mas eles não quiseram se manifestar.

A pesquisa Ibope ouviu 504 eleitores e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RR-02623/2020.

Valor Econômico