Mourão tenta “consertar” fala de Bolsonaro sobre Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/O Globo

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quinta-feira que o governo continua apoiando as operações contra corrupção da Operação Lava-Jato. Segundo Mourão, o que o presidente Jair Bolsonaro quis dizer quando falou que “acabou” com a operação é que não há investigações relativas ao atual governo.

— O que acontece é o seguinte: como o nosso governo está há 21 meses sem nenhum caso de corrupção, a Lava-Jato está acabada no nosso governo. Agora, para os casos anteriores, ela prossegue, mas no nosso governo não tem estes casos — disse, no Palácio do Planalto.

Questionado se a operação tinha o apoio do governo para continuar com as investigações relativas a gestões anteriores, Mourão disse que era “lógico” que sim.

— O que está sendo investigado que continue. É isso que o presidente quis dizer e deixou claro — afirmou.

Na noite de ontem, o presidente Bolsonaro afirmou que “acabou” com a Operação Lava-Jato porque “não tem mais corrupção” em seu governo. Bolsonaro disse ter “orgulho” da atuação do seu governo no combate à corrupção, mas acrescentou que “não é virtude, é obrigação”.

Após a declaração, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro rebateu em sua conta no Twitter, sem citar o presidente diretamente, afirmando que as tentativas de acabar com a operação singificam a volta da corrupção e questionou se vale a pena se transformar em uma “criatura do pântano” pelo poder.

Em cerimônia de formatura de Polícias Federais, em Brasília, na manhã de hoje, Bolsonaro voltou a afirmar que seu governo não tem casos de corrupção. Ele disse que “não tem dado motivo para a Polícia Federal” ir atrás dos seus ministros, como ocorria no passado.

— Eu não tenho dado motivo para a Polícia Federal ir atrás dos meus ministros, diferentemente do que ocorria no passado. Então, isso é um compromisso nosso não apenas verbal ou de campanha, [mas] vem se comprovando, na pratica, essa forma de trabalhar — afirmou.

O presidente disse que as ações da PF contra corrupção ajudaram na mudança do “status quo” da política brasileira e também em sua vitória, na eleição presidencial de 2018.

O Globo