Quem pegou covid e não teve sintomas perde anticorpos rapidamente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: iStock

Um estudo britânico da Imperial College London e da Ipsos Mori mostra que a imunidade adquirida pelas pessoas infectadas e curadas de covid-19 “cai bastante rapidamente”, especialmente nas pessoas assintomáticas, e pode durar apenas alguns meses.

De 20 de junho a 28 de setembro, os dois organismos acompanharam 350 mil pessoas escolhidas aleatoriamente na Inglaterra, que se submeteram a testes regulares em casa para verificar se possuíam anticorpos da covid-19.

“Durante o período, a proporção de pessoas que testaram positivo aos anticorpos da covid-19 caiu 26,5%, passando de 6% para 4,4% da população estudada”, explica um comunicado, “o que sugere uma redução dos anticorpos nas semanas, ou meses, posteriores à infecção”.

“A imunidade diminui bastante rapidamente”, destacou Helen Ward, professora de Saúde Pública na Imperial College e uma das autoras do estudo.

Os resultados também sugerem que “aqueles que não apresentaram sintomas da doença são suscetíveis a perder mais rapidamente os anticorpos detectáveis do que os indivíduos sintomáticos”, assinala o estudo.

Redação com Uol