Senado começa a aprovar indicado ao TCU antes da sabatina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado abriu a votação sobre a indicação de Jorge Oliveira ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) antes mesmo de ele responder à primeira pergunta da sabatina à qual ele está sendo submetido. A antecipação da votação foi sugerida pelo líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), e acatada pelo relator da indicação, senador Omar Aziz (PSD-AM).

Jorge Oliveira é ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ex-assessor de Eduardo Bolsonaro, ele foi indicado para ocupar a vaga que será deixada pela aposentadoria do ministro e presidente do TCU, José Múcio Monteiro.

Para ter sua indicação validada, Jorge Oliveira deve ser submetido a uma sabatina na CAE. Após a sabatina, onde os senadores deveriam avaliar a qualificação técnica do indicado, a comissão faz uma votação. Se o indicado tiver a maioria dos votos, seu nome então é submetido a uma votação no Plenário.

Fernando Bezerra sugeriu que o painel de votação fosse aberto mesmo antes de Jorge Oliveira começar a responder às questões dos senadores. O argumento de Bezerra era o de que, como há outra sabatina marcada para esta terça-feira, a coleta antecipada dos votos na sabatina de Jorge Oliveira agilizaria os trabalhos do senador.

— Estou fazendo uma sugestão para autorizar a abertura do painel de votação para que a gente possa ir facilitando a coleta de votos por parte dos membros da comissão — disse Bezerra.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) defendeu a medida. Segundo ele, como os senadores já haviam recebido o relatório da indicação de Jorge Oliveira, muitos deles já teriam seu julgamento formado, dando a entender que a sabatina em si poderia não fazer diferença na definição do voto.

— Os relatórios já foram disponíveis aos senhores senadores. Aquele que leu, já tá com seu juízo pré-formado. Quem não se sentir à vontade de ir lá votar, não vota. Quem se sentir (à vontade), vai lá e vota — afirmou o senador.

A sugestão foi, então, acatada por Omar Aziz, que abriu o painel de votações.

O Globo