Senador da cueca cita “decisão mais irracional” de sua vida

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Agência Senado

Em seu pedido de afastamento de 90 dias entregue nesta manhã ao Senado, o senador Chico Rodrigues afirmou que teve a “infelicidade de tomar a decisão mais irracional” de toda sua vida. É assim que Rodrigues justifica sua reação de esconder mais de R$ 30 mil na cueca, ao ser alvo de uma operação da Polícia Federal que apurava desvios de recursos para combate à Covid-19, na semana passada.

“Em um ato impulsivo, acordado pela Polícia, de pijama, assustado com a presença de estranhos em meu quarto, tive a infelicidade de tomar a decisão mais irracional de toda a minha vida. Agora estou sendo linchado por ter comigo dinheiro lícito decorrente da atividade empresarial familiar. Os detalhes da apreensão, sabidos por todos, são fruto de uma reação impensada, de fato, mas, reação essa que jamais teve por objetivo ocultar produto de crime”, escreveu o senador.

No pedido de licença, ele afirma que os valores arrecadados são lícitos e nega desvios de verba pública. O senador diz no documento que os valores provenientes da emenda de bancada, de R$ 27 milhões, foram creditados na conta bancária do Fundo Estadual de Saúde (FUNDES) em 12 de maio e seguem na conta ligada à Secretaria da Saúde de Roraima.

Ele voltou a dizer que os valores apreendidos eram para pagar funcionários que trabalham para empresa de sua família, que executam serviços de terraplenagem numa rodovia da região. Segundo Rodrigues, o dinheiro em espécie levado de sua casa era fruto dos serviços prestados pela empresa, que é administrada por seu filho.

“A minha declaração de meu imposto de renda deste ano, que se encontra anexa, demonstra de forma inequívoca que eu já possuía dinheiro em espécie, lícito, devidamente declarado e de conhecimento das autoridades públicas”, relatou.

O senador também afirmou que “se vê obrigado” a pedir licença do cargo de senador para reunir elementos para comprovar sua inocência. O pedido é irrevogável, e irretratável e sem recebimentos, ou seja, Chico Rodrigues abre mão do salário no período em que estará afastado.

O Globo