Transparência Internacional acusa Bolsonaro de descaso com a corrupção

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Denio Simoes/Valor

A ONG Transparência Internacional classificou como “completo descaso” no combate à corrupção a decisão do presidente Jair Bolsonaro de indicar o ministro Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) para o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele ocupará a vaga de José Múcio Monteiro, que irá se aposentar este ano.

“Indicar Jorge Oliveira, um amigo pessoal sem qualquer experiência em contabilidade pública, para o órgão de controle mais importante do país é mais um ato de completo descaso de Bolsonaro com a independência das instituições e com a luta contra a corrupção”, disse a entidade em nota publicada no Twitter.

Nas postagens, a Transparência Internacional lembra que o TCU é o órgão responsável pelo controle externo do governo federal e por fiscalizar as contas de todo o país. “O Brasil não precisa de apadrinhados políticos em órgãos fundamentais no combate à corrupção, e sim de mais independência em suas instituições”, diz o texto.

Amigo pessoal da família Bolsonaro, Jorge Oliveira era o favorito de Bolsonaro para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, Oliveira não quis ocupar essa vaga.

O ministro externou a Bolsonaro o desejo de ocupar um posto de peso no campo jurídico antes de ser alçado ao STF, e a opção dele seria o TCU.

Jorge estaria de olho na segunda vaga a ser aberta no ano que vem com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello. Mas também não descarta ser indicado em um eventual segundo mandato de Bolsonaro, quando outras duas vagas serão abertas no Supremo.

Valor Econômico