451 candidatos pelo país respondem processos na Justiça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: OAB-RN | Divulgação

Em um levantamento exclusivo, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) encontrou 451 candidatos nas eleições municipais deste ano com processos na Justiça. No total, são 781 ações contra os pleiteantes a um cargo na esfera municipal. As informações foram compiladas pelo novo projeto da entidade, o Publique-se, um mecanismo de busca que traz ações judiciais de políticos.

O levantamento mostra que a maioria dos casos está relacionada à atuação indevida na administração pública. A maior parte dos processos, 64 deles, é movida por violação aos princípios administrativos, seguidos de 36 ações de improbidade e 35 por dano ao erário. A ferramenta mostra também que, nesses processos, 248 políticos de 21 estados aparecem como coautores dos delitos.

– As pessoas têm dificuldade de encontrar informações no judiciário, seja pelo vocabulário complicado, pelo número de telas, tudo isso torna difícil a pesquisa, ainda mais em larga em escala, já que o Brasil tem 91 tribunais. A ideia do Publique-se é tornar esse tipo de informação, que é de interesse público, mais acessível para o cidadão que quiser saber quais acusações pesam sobre determinado político. – disse Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.