70% dos prefeitos eleitos nasceram fora das cidades

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tarso Sarraf/AFP

Um levantamento feito pelo G1 com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 3.702 dos 5.408 prefeitos já eleitos neste ano não nasceram nas cidades que vão governar pelos próximos quatro anos. O total equivale a 68,45% dos líderes municipais.

A maioria dos candidatos que não nasceram nas cidades que vão governar venceu a disputa em algum município de Minas Gerais: 498.

O estado de São Paulo teve o segundo maior número de prefeitos eleitos que não nasceram nas cidades onde ganharam a eleição: 375. Em terceiro lugar aparece o Rio Grande do Sul, com 327.

Os prefeitos não nativos são maioria em todos os estados. Rondônia é o estado com a maior proporção de prefeitos eleitos que não são das cidades que vão liderar: 96% (apenas 2 dos 51 prefeitos eleitos são da cidade onde venceram). Em seguida estão Mato Grosso (89%) e Amapá e Roraima (ambos com 85,7%).

O estado com a menor proporção de não nativos é o Acre – onde, mesmo assim, pouco mais da metade dos prefeitos eleitos não são das cidades que vão liderar.

Ao mesmo tempo em que é o estado com mais prefeitos que vão governar fora de suas cidades natais, Minas também é o estado, em números absolutos, em que mais deles vão liderar os lugares onde nasceram: são 341 municípios com prefeitos nativos eleitos. Em seguida aparecem São Paulo, com 230, e Bahia, com 165.

G1 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.