Biden tem muito mais delegados que Trump

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Os Estados Unidos chegaram a esta 3ª feira (3.nov.2020), dia oficial da eleição, já com 100 milhões de votos antecipados, o equivalente a 73% do total de 2016.

Mais de 10 milhões já votaram no decisivo Estado da Flórida (400 mil a mais que em 2016). Três outros Estados (Texas, Washington e Montana) tiveram mais votos antecipados do que o total das eleições anteriores.

As eleições nos EUA são decididas no Colégio Eleitoral. Vence o candidato que chegar a 270 dos 538 delegados. Com exceção de Maine e Nebraska, quem ganha no voto popular num Estado leva todos os delegados para sua conta –sistema conhecido como “winner-takes-all“, ou o “vencedor leva tudo”, em tradução livre.

As pesquisas de intenção de votos indicam 188 delegados como certos para o candidato democrata à Presidência, Joe Biden. O candidato à reeleição, o republicano Donald Trump, tem 77. O número de indefinidos está, majoritariamente, em Estados que em geral (mas nem sempre) votam a favor do Partido Republicano.

Há indefinição em 11 Estados, dentre eles Texas (38 votos), Flórida (29 votos), Ohio (18 votos), Geórgia (16 votos), Carolina do Norte (15 votos) e Iowa (6 votos). Há 10 Estados com maior probabilidade de vitória de Biden. Em outros 7, é mais provável dar Trump.

São 325 resultados registrados pelo site FivethirtyEight no último mês. Trump aparece numericamente à frente em 2 deles (com empate na margem de erro). Biden tem mais de 3 pontos percentuais de vantagem em 95% das pesquisas.

Não é descartada, no entanto, a repetição de cenário de 2016. Na ocasião, Hillary Clinton chegou ao dia da votação com vantagem nas pesquisas e acabou vencendo no voto popular, mas perdendo no Colégio Eleitoral.

 

Saiba no infográfico abaixo até quando os locais de votação ficam abertos. Resultados começam a ser divulgados às 21h.

O republicano Donald Trump publicou no Twitter vídeo dançando ao som da música Y.M.C.A., do Village People.

 

Biden divulgou vídeo de campanha.

 

Poder 360

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.