Bolsonaristas adotam tática de Trump contra derrota

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz/VEJA

Com base em informações falsas e sem apresentar nenhuma prova consistente, parlamentares e blogueiros bolsonaristas passaram a tarde deste domingo, 15, tentando levantar suspeitas de fraude nas eleições municipais deste ano.

O movimento se intensificou após pesquisa de boca de urna do Ibope apontar para a derrota de candidatos apoiados por bolsonaristas, como Celso Russomanno (Republicanos) em São Paulo.

No começo, as teses furadas começaram a ser difundidas pela turma do terraplanismo digital, mas depois começaram a ser endossadas por deputados influentes no governo Bolsonaro, como o filho do presidente Eduardo Bolsonaro (PSL), Bia Kicis (PSL), Carla Zambelli (PSL), entre outros.

 

A onda de fake news, que busca repetir o que vem acontecendo nos Estados Unidos e levantar a bandeira do voto impresso, ganhou força com o atraso na apuração pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a tentativa de invasão hacker ocorrida na manhã deste domingo. O presidente do TSE, Luis Barroso, afirmou que a iniciativa criminosa foi “neutralizada” e que veio de Portugal.

A cada eleição surgem teorias da conspiração de que as urnas eletrônicas podem ser fraudadas. O TSE, por sua vez, garante que nunca houve uma fraude sequer comprovada em 24 anos de uso do aparelho, que é protegido por 30 camadas de segurança e fica sem conexão com a internet, bluetooth ou qualquer tipo de rede para impedir ataques externos. Conforme o tribunal, mais de 50 planos de ataques já foram detectados, mas nenhum concretizado.

Enquanto seu irmão levanta dúvidas sobre o processo eleitoral, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), que tenta a reeleição, permanece quieto nas redes. Ele aparece em segundo lugar na disputa à Câmara Municipal do Rio, com mais de 27.000 votos contabilizados até às 20h45 de hoje.

Veja

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.