Bolsonaristas aproveitam falha no TSE para espalhar desinformação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Quase 500 grupos, perfis e páginas bolsonaristas e de outras correntes de direita se engajaram no Facebook no domingo (15) para defender o voto impresso e questionar a integridade das urnas eletrônicas e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O movimento ganhou intensidade à medida que informações sobre um ataque de negação de serviço (DDoS) e um vazamento de dados no tribunal começaram a circular no fim da manhã da votação, que registrou um atraso histórico.

De acordo com a organização SaferNet, que investiga uma operação coordenada para os ataques hacker no dia das eleições municipais, um grupo de figuras bolsonaristas, incluindo investigados no inquérito das fake news, se movimenta desde outubro em uma série de postagens que questionam a credibilidade do TSE e a segurança das urnas.

“Colocam em dúvida a apuração, o resultado que seria anunciado, como se construíssem terreno para sustentar a narrativa de que houve fraude e não reconhecer o resultado em algumas cidades”, afirma Thiago Tavares, presidente da organização que faz monitoramento nas redes e fornece o material ao Ministério Público e ao TSE.

Páginas e grupos com apoio explícito ao presidente Jair Bolsonaro e a outras figuras da direita, como o escritor Olavo de Carvalho e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, replicaram centenas de vezes uma publicação que foi originada pelo perfil da parlamentar Bia Kicis (PSL-DF).

No post, é estampada a imagem de uma pessoa com a máscara do grupo hacker Anonymous e uma frase do empresário Winston Ling que diz: “Em dia de eleição, TSE é hackeado !? Hoje, 15/11, dia das eleições municipais, o grupo hacker Cyber Team anunciou que invadiu os servidores do TSE, e para comprovar o ator, expôs uma base de dados da entidade”.

Apesar de o grupo ter reivindicado o ataque e o TSE ter confirmado que houve vazamento de dados, mas que a ofensiva não comprometeu o pleito, agências de checagem julgaram que o conteúdo disseminado era parcialmente falso.

Redação com Folha

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.