Bolsonaro ainda acredita na vitória de Trump

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: JIM WATSON / AFP

O Palácio do Planalto ainda acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será reeleito, mas já traça cenários que incluem a vitória de Joe Biden e a judicialização das eleições, na hipótese de o democrata sair vencedor. Se Trump cumprir a promessa de recorrer à Suprema Corte, sob a alegação de fraude na apuração dos resultados, o conselho dado por assessores mais próximos a Bolsonaro é que ele só se manifeste após a confirmação oficial do vencedor.

Jair Bolsonaro recebe análises periódicas sobre a situação nos EUA. Nesta quarta-feira, o presidente almoçou com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o assessor para assuntos internacionais do Planalto, Filipe Martins.

Bolsonaro pediu a Araújo que não viajasse com o vice-presidente Hamilton Mourão à Amazônia e permanecesse em Brasília, para que possam acompanhar, juntos, o desenrolar do processo eleitoral nos EUA. Mourão foi acompanhado de outros ministros e embaixadores à região, para mostrar o que o governo brasileiro vem fazendo para conter o desmatamento.

Segundo uma fonte próxima a Bolsonaro, o cenário considerado “o melhor dos mundos” para o governo brasileiro é a vitória de Trump. A parceria com o maior aliado do Brasil hoje, pautada por uma agenda conservadora, será fortalecida. Porém, o governo brasileiro se virá obrigado a adotar posições sobre o Acordo de Paris (em que quase 200 países se comprometem em reduzir as emissões de gases que provocam o aquecimento global) e a Organização Mundial do Comércio — dois fóruns multilaterais rejeitados por Washington.

O terceiro cenário é com Joe Biden vencedor, sem contestação judicial. A aposta é em uma relação pragmática. Apesar das divergências e da possibilidade de o democrata retaliar o Brasil, por causa do desmatamento da Amazônia, a expectativa é que os governos dos dois países tenham como foco uma agenda densa e com interesses comuns, como o aumento do comércio e a democratização na América Latina, com destaque para a Venezuela. Existe a convicção de que tanto republicanos como democratas americanos são contra o regime do venezuelano Nicolás Maduro.

A admiração por Donald Trump leva a família Bolsonaro a nem sempre seguir as recomendações de auxiliares mais próximos. Nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro voltou a elogiar Trump e alfinetou Joe Biden em redes sociais, ao mencionar a possibilidade de “uma interferência externa” no Brasil e interesses estrangeiros na Amazônia. Seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, questionou a legitimidade da apuração de votos nos EUA.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.